Contador de visitas

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Kanji - Origem

Kanji

Há várias teorias sobre o desenvolvimento dos kanjis, e nenhuma delas é concreta. Uma das teorias informa que há uns 5.000 a 6.000 anos atrás, um historiógrafo chinês Ts'ang Chieh viu através do kanji uma idéia de como expressar símbolos de coisas por escrito, obtendo inspiração a partir da impressão do pé de pássaros em um campo de neve.

Outra teoria diz que começou quando Fu Hsi, um dos três imperadores da época, mudou o registro oficial do método de "nós de corda" para método de "carta". Ambas as teorias são, provavelmente, ao invés de opiniões legendárias, fatos históricos confiáveis. Porém, o fato seguro é que a carta de kanji mais antiga é a inscrição em ossos de animais e em cascos de tartarugas que foram introduzidos durante os dias do vigésimo segundo imperador de Shang (Yin) - há aproximadamente 1100 a.C. .

Seis categorias de formação do kanji levam a sua origem em pictografia. Porém eles passaram por várias mudanças até alcançarem as formas atuais, como combinação ou consolidação de cartas diferentes, emparelhando significado e pronúncia. Essas seis categorias são chamadas de "rikusho".

1.Shokei (pictografia)
2.Shiji (ideografia simples)
3.Kai'i (combinação ideográfica)
4.Keisei (fonética ideográfica)
5.Tenchu (derivado)
6.Kashaku (empréstimos fonéticos)


1. Shokei (pictografia) - São caracteres originados de desenhos ou imagens.



2. Shiji (ideografia simples) - São caracteres originados de símbolos devido a dificuldade de serem expressos através de desenhos ou imagens.



3. Kai'i (combinação ideográfica) - São caracteres originados de outras combinações já existentes. Por exemplo, o caractere de descanso é uma estrutura resultante da combinação do caractere de homem em repouso ao lado do caractere de árvore. Outro exemplo seria a combinação de duas árvores lado a lado gerando o caractere de floresta.



4. Keisei (fonética ideográfica) - São caracteres originados de um elemento que representa um certo objeto e um outro elemento representando sua fonética.



5. Tenchu (derivado) - Existem várias explicações para essa categoria e uma delas diz que alterando um caractere puro ou juntando-se com outro deu-se origem a um novo caractere.



6. Kashaku (empréstimos fonéticos) - Essa é a categoria em que a pronúncia é de maior prioridade do que o significado. Também é usado para palavras importadas.




Escrita em madeira




Escrita em casco de animal




Escrita em casco de tartaruga



Escrito e traduzido por Roberto Tuji

Bibliografia:
Kanji no Rekishi - Atsuji Tetsuji

Nenhum comentário:

Postar um comentário