A inovação faz parte de nossa filosofia. A partir de Maio/2009 a Big Bel Pizzas entrou no mercado japonês de vendas online de pizzas através do portal DemaeCan considerado o maior portal de vendas online japonês. Atualmente são mais de 9.400 estabelecimentos comerciais que estão vendendo seus produtos no portal. O desenvolvimento de pizzas com o paladar japonês foi o grande marco para a entrada nesse tão concorrido mercado, onde temos concorrentes de peso como a Pizza Hut, Domino’s Pizzas, Pizza Califórnia, Aoki’s Pizza entre outras.
O índice de fidelidade do consumidor japonês para vendas online é muito elevado, aproximadamente 75%, o que se torna um obstáculo para novas empresas que pretendem entrar nesse mercado. O fato de a Big Bel ser uma empresa desconhecida no Japão nos obriga a atuar totalmente na inovação, com produtos até antes desconhecidos pelos novos clientes, entre eles as pizzas doces (banana com canela e brigadeiro) e principalmente o lançamento das pizzas assadas ao “forno de pedra”, muito semelhante ao nosso forno a lenha do Brasil.
As pizzas assadas nesse tipo de forno são as típicas italianas da cidade de Nápole, Itália, e muito apreciadas pelos japoneses, tais como a “margherita clássica”, “marinara” e outras que utilizam frutos do mar.
Hoje as vendas online variam de 8% a 10% do total de nossas vendas e temos a meta de atingirmos os 20% até o final do ano com o lançamento de novos produtos, entre eles a adaptação de ingredientes brasileiros às pizzas japonesas.
Os pedidos chegam via fax e a área de atuação gira num raio de 4 km. Além disso, possuímos todos os recursos que as nossas concorrentes japonesas possuem, delivery software em japonês, software de endereços em japonês, atendimento em japonês tanto no balcão como ao telefone e até staffs japoneses.
Procuramos criamos uma estratégia parecida ao “Oceano Azul” do sul-coreano Cham Kim e a professora Renée Mauborgne, onde os autores defendem que é fundamental o profissional parar de olhar apenas para os concorrentes, e começar a pensar em oportunidades alternativas de mercado, em que suas competências serão úteis, a partir de um diferencial que ele tenha e que seja único para um determinado grupo de clientes.
Roberto Tuji é master, executive e transcultural coach, empresário e palestrante, escreve sobre a cultura e língua japonesa, os costumes do povo japonês e os choques culturais existentes entre estrangeiros e japoneses, inovação, criatividade e experiência de 23 anos na terra do sol nascente. Coautor do livro "O poder do Coaching - Ferramentas, Foco e Resultados" e criador da metodologia "Coaching Transcultural Brasil - Japão" e do "Coeficiente de Harmonia".
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