Contador de visitas

domingo, 8 de setembro de 2013

Pensamento Lateral - Como se libertar dos bloqueios mentais

O pensamento lateral(lateral thinking) significa resolver os problemas através de uma abordagem indireta e criativa, usando o raciocínio de que não é imediatamente óbvio e que envolve ideias que não podem ser obtidas usando apenas o passo-a-passo da lógica tradicional.

O termo foi desenvolvido em 1967 por Edward de Bono.

De acordo com o de Bono, o pensamento lateral deliberadamente distancia-se das percepções padrão de criatividade tanto como lógica "vertical" (o método clássico para resolver o problema: trabalhar a solução passo-a-passo a partir dos dados fornecidos) ou imaginação "horizontal" (tendo mil ideias, mas estar despreocupado com a implementação de forma detalhada).

Para melhor ilustrarmos o conceito do Pensamento Lateral, vamos dar o exemplo de alguém cavando um buraco para encontrar um tesouro. Se já existe um poço, tendemos a cavá-lo cada vez mais, quanto mais fundo for o poço, mais difícil será enxergar o que está acontecendo ao redor do terreno. O interessante é que se alguém se aproxima, nós o encorajamos a cavar junto conosco.



Quanto mais cavamos, mais comprometido ficamos com o poço que escolhemos, e se não conseguimos resolver nosso problemas, julgamos que o nosso fracasso está relacionado com o fato de não termos cavado o suficiente, e então buscamos recursos para dar continuidade  a escavação.

Esse processo chamamos de "Inércia Psicológica", é o que inibe sua criatividade e inovação. Existem dezenas de inércia psicológica. Para maiores detalhes veja aqui neste link:http://diariodeoncologista.blogspot.com.br/2010/07/voce-e-psicologicamente-inerte.html

O Pensamento Lateral equivale a cavar poços em outros locais, ao invés de cavar mais fundo. Abandonar o poço e cavar em outro lugar equivale a uma ruptura com o modelo de pensamento a que estamos habituados.

Um comentário: