Contador de visitas

sábado, 5 de outubro de 2013

O Futuro dos Dekasseguis no Japão


Se continuar do jeito que está, teremos:

a) Pessoas desmotivadas, estressadas e doentes;

b) Crianças semi analfabetas, estressadas e sem identidade;

c) Profissionais desqualificados e frustrados com a carreira;

d) Pessoas sem metas e objetivos na vida;

e) Excluídos dos grupos no trabalho e na sociedade.

Mas por quê a comunidade está assim? 

Para podermos entender essa resposta precisamos compreender em primeiro lugar a "Pirâmide de Maslow".



A "Pirâmide de Maslow" é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.



O que acontece quando as necessidades não são atendidas?

 FRUSTRAÇÃO

A Frustração gera diversos comportamentos no ambiente de trabalho:


 1. Fuga ou Compensação: Quando não consegue satisfazer a necessidade.

Comportamentos: Ansiedade e procura de outro emprego ou profissão quando não há possibilidade de progresso no emprego atual.

 2. Resignação: Quando desiste de lutar e se deixa abater pela frustração.

Comportamentos: Apatia, depressão e desinteresse pela empresa e pelos seus objetivos.

 3. Agressão: Pode ser física ou verbal associada a um sentimento de ira e hostilidade.

Comportamentos: Quando não é possível descarregar a agressão contra o objeto ou a pessoa que a provocou, a pessoa frustada pode adotar um comportamento de substituição ou descolamento.
Ex: General repreende o Coronel, que repreende o Tenente, que repreende o sargento que repreende o Soldado que chuta o cachorro do quartel.

Conclusão: 

Os seres humanos estão buscando constantemente a sua auto realização em todos os aspectos da sua vida, isso já foi constatado pelo psicólogo americano Abraham Maslow quando ele definiu a "Pirâmide da Maslow".
Quando as necessidades não são atendidas temos como consequência a "Frustração" e seus comportamentos estão explicados acima.

Agora analisando a nossa comunidade brasileira no Japão, observa-se que a grande maioria fica apenas nas primeiras camadas da pirâmide, ou seja, nas necessidades básicas de sobrevivência que são as Fisiológicas e as de Segurança, sendo as necessidades Psicológicas e de Auto Realização alcançadas por um número muito pequeno de brasileiros. As barreiras são várias sendo um assunto muito complexo de ser explorado na íntegra, pois envolvem traços culturais e étnicos.

Entender a História e a Cultura Japonesa é o primeiro passo nesse processo que influencia diretamente no aprendizado da Língua Japonesa. Eu observo que o "Foco" das instituições governamentais, ongs e grupos de apoio aos estrangeiros está diretamente ligado ao aprendizado da Língua Japonesa, o que do meu ponto de vista não é a melhor opção. Estou fundamentado na premissa de que uma "língua estrangeira não se ensina e sim aprende-se", portanto não há aprendizado sob pressão. 
Criar condições para que o aprendizado ocorra naturalmente é o verdadeiro caminho, mas para isso ocorra os três elementos fundamentais precisarão estar em perfeita harmonia e alinhados a um só objetivo.

1 - Governo Japonês
2 - Governo Brasileiro
3 - Líderes Brasileiros no Japão


Quais os papéis da cada elemento do processo?

1 - Governo Japonês: Dar suporte para que sejam realizadas estudos estatísticos dos cursos que a Hello Work tem realizado com a comunidade estrangeira, analisar os custos & benefícios desses cursos e preparar profissionais para essa nova etapa de conscientização de que a Língua Japonesa não é o principal foco nesse processo, e sim o desenvolvimento da "Inteligência Cultural".
Inteligência Cultural: É a capacidade de aprender,  assimilar e se adaptar a uma nova cultura.
Criar uma "Teste de Proficiência Cultural" para todos os estrangeiros e não apenas o da Língua Japonesa. O objetivo desse teste é a transmissão de "Como funciona o Japão e sua Cultura" a fim de que todos possam entender na essência como avançar na "Pirâmide de Maslow"

2 - Governo Brasileiro: Juntamente com o governo japonês, dar todo o suporte  para que o processo tenha sucesso. Dar apoio as instituições de ajuda aos brasileiros tais como ongs e grupos de trabalho com o objetivo de propagar essa metodologia. Convidar para participar dos debates da comunidade pessoas que passaram por todo o processo evolutivo no Japão(de dekassegui a empresário, por exemplo) e não apenas acadêmicos, professores universitários e nem políticos que não entendem na essência o que é ser "Dekassegui", senão fica somente em teoria e sem solução prática.


3 - Líderes Brasileiros no Japão: Aqui temos um sério problema, não existem líderes brasileiros globalizados no Japão, apenas municipais. A comunidade precisa eleger um representante de cada província para que possa ter "voz Ativa" e assim assegurar os direitos e deveres também dos cidadãos. Mas aqui temos um grande desafio: Como fazer isso? Seria voluntário?









Nenhum comentário:

Postar um comentário