Contador de visitas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Desafios dos Dekasseguis no Japão


Este tema foi abordado por mim no "Simpósio Internacional do Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior - CIATE" em comemoração aos 25 anos do Movimento Dekassegui.
Abaixo estão os maiores desafios que os dekasseguis enfrentam no Japão.

Quais os desafios dos Dekasseguis no Japão? Qual o percentual dos Dekasseguis que atingem a Auto Realização no Japão? Quais os motivos dos empresários brasileiros não entrarem no mercado japonês?

Para se descobrir as verdadeiras "causas" será necessário trocar as lentes e enxergar o mundo através de "Lentes Culturais".

1 - Definir Metas e objetivos:
     A definição de sua Meta e Objetivo é a chave mestra para o sucesso dessa empreitada. A grande maioria das pessoas tem uma enorme dificuldade em defini-las, pois não é tão simples assim como parece. Sem uma definição precisa a pessoa anda sem rumo, igual a uma folha seca que o vento leva pra onde ele quiser. Esse vai e vem constante entre Brasil e Japão é uma das provas que não existem metas em nossa comunidade, e caso seja estabelecida uma meta, a mesma deve ser atingível com data para começar e terminar., caso contrário será uma mera "Vontade".

2 - Vencer as Fases do Choque Cultural:
     O Choque Cultural é um fenômeno natural quando enfrentamos novos desafios em terras estranhas, e fatores como língua, cultura, costumes e alimentação influenciam diretamente nesse processo. É necessário entender as fases do Choque Cultural para poder avaliar em que fase você se encontra e só assim tomar as medidas necessárias para vencê-las com maestria.

3 - Desenvolver a Inteligência Cultural:
   Significa ter flexibilidade e habilidade para aprender e assimilar uma nova cultura, interagindo-se com pessoas dessa cultura e gradativamente redefinir sua forma de agir e pensar a ponto de compreender melhor os hábitos, costumes e tradições dessa cultura. Quanto maior sua Inteligência Cultural, maior serão as chances de ser aceito pela sociedade local chegando a fazer parte de "grupos".

4 - Superar Bloqueios(Ishindenshin, Grupos):
O seu significado é profundo e inerente a cultura japonesa.
É até hoje usado no budismo japonês, onde o mestre utiliza essa técnica de transmissão de filosofia aos seus discípulos sem o uso de palavras, é uma transmissão de coração para coração.
Os japoneses praticam o "ishin-denshin" em todos os momentos de sua vida, no trabalho, na vida pessoal e nos relacionamentos. Entre eles flui perfeitamente, mas quando um estrangeiro entra no jogo, inicia-se um "choque cultural", acredito ser um dos maiores obstáculos para os estrangeiros se integrarem à comunidade japonesa. O fato de não ser correspondido, faz com que o japonês se afaste do interlocutor, dando uma impressão de indiferença ao estrangeiro, o que, por conseqüência gera afastamento também do estrangeiro por se sentir discriminado.

5 - Eliminar Crenças Limitantes :
     As Crenças fazem parte de nossas vidas, todos nós temos, mas o problema é quando elas se tornam “Limitantes”. As Crenças se manifestam a nível inconsciente, portanto nossos comportamentos são reflexos de nossas Crenças, sejam elas limitantes ou não. Identificá-la é o primeiro passo para depois vencê-las com técnicas de Coaching ou em alguns casos terapia.

6 - Aumentar o Coeficiente de Harmonia “Z”:
É um valor que tem como premissa identificar o quanto o indivíduo está em harmonia com a cultura, língua e com os japoneses. Mede os efeitos do choque cultural no comportamento das pessoas.
Para aumentar o “Z” é necessário descobrir qual o seu valor atual para então tomarmos medidas para atingir o valor desejado.
Quanto maior for o seu valor de "Z" maiores são as chances de você ser aceito pelo grupo.

7 - Aprender a Cultura e Língua Japonesa:
  Existe uma grande diferença entre “Ensinar” e “Aprender”. Uma língua e cultura não se ensina e sim aprende-se. Não se aprende nada sob pressão, principalmente se a pessoa estiver na fase do choque cultural de “Estresse”. Precisamos criar um ambiente propício para o aprendizado da língua e da cultura japonesa, pois só assim os decasseguis terão mais facilidade.

8 - Entrar no Mercado Japonês:

  Vender para os japoneses não é uma tarefa muito fácil, pois o consumidor japonês tem algumas características únicas bem diferentes dos ocidentais. O conhecimento da língua a nível de polidez e as etiquetas japonesas de atendimento são fundamentais para se ter um negócio com o público alvo japonês. Pode ser o melhor produto do mundo, mas nada vai adiantar se não se conquistar a credibilidade deles. A “Harmonia” é a palavra chave para se ter sucesso no mercado japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário