Contador de visitas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Choque Cultural - Japoneses e brasileiros




















PESQUISA - REVISTA ALTERNATIVA

Uma pesquisa feita pela Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka e publicada pela revista Alternativa edição 224 de 11 de fevereiro de 2010, mostra exatamente que o choque cultural existente entre as comunidades brasileira e japonesa é a principal razão dos problemas gerados na contratação de estrangeiros. Note que a palavra “cultura” não está explícita nas razões citadas abaixo.
Abaixo o resultado na íntegra:
1 – Dificuldade de comunicação entre japoneses e estrangeiros ................15,7%
2 – Baixo índice de estabilidade ou grande rotatividade............................. 7,3%
3 – Diferenças no modo de pensar em relação ao trabalho......................... 5,3%
4 – Excesso de faltas ou atraso de horário para entrar no serviço................4,0%
5 – Problemas de relações pessoais entre trabalhadores............................4,0%
6 – Insatisfação e freqüente reclamação por causa do salário.....................3,2%
7 – Acidentes de trabalho causados por estrangeiros.................................0,7%
8 – Nenhum problema em especial.........................................................5,3%
9 – Outros problemas............................................................................1,2%
Na minha interpretação praticamente todas essas razões estão diretamente ligadas à cultura. Vejamos:
1 – Essa dificuldade na comunicação existente está relacionada com o desconhecimento da cultura claramente. Os japoneses utilizam na maioria das vezes o “ISHINDENSHIN”, que em japonês fica assim “ 以心伝心”. Essa comunicação é típica dos japoneses e pra você se comunicar em harmonia com eles é necessário um conhecimento mais profundo do modo de pensar deles. Você só conseguirá se comunicar assim depois de muita convivência com eles. Também ai está relacionado puramente com o nível muito baixo da língua japonesa, e como para os japoneses é falta de educação perguntar diretamente as pessoas se entendeu, a comunicação em muitos casos é deficiente gerando problemas no trabalho.
2 – A instabilidade ou grande rotatividade é um grande inimigo aos olhos das empresas japonesas. Eles preferem pessoas mais estáveis a fim de aprender profundamente o serviço pra daqui a pouco tempo se tornarem produtivos e eficazes.
3 – Típico choque cultural entre japoneses e brasileiros. Isso se dá devido aos paradigmas serem completamente diferentes. Os japoneses procuram solucionar um problema de uma única vez, por isso pensam muito antes de tomar qualquer atitude, já o brasileiro tem a mania de resolver na hora, mas sem pensar muito no futuro.
4 – No Japão tudo é muito bem planejado e a mão de obra uma delas. Como não existe estoque no Japão qualquer atraso na produção pode causar problemas gravíssimos para as empresas fornecedoras de peças. Uma falta sem aviso prévio ou atrasos constantes tira qualquer japonês do sério.
5 – Esses problemas acontecem em qualquer lugar do mundo, agora imagine com duas culturas completamente diferentes, torna-se muito grave.
6 – Precisamos entender que a “época de ouro” já passou e com a crise e globalização a lucratividade da maioria dos negócios caiu drasticamente, não há como manter salários elevados como antigamente. Precisamos aprender a criar “metas de longo prazo”, nada de imediatismo.
7 – Muitos desses acidentes são causados pela dificuldade de comunicação entre estrangeiros e japoneses. Mais uma vez a falta do conhecimento da língua entre em ação.
8 – Aqui fica vago, mas muitos empregadores japoneses não são muito abertos a falar sobre empregados estrangeiros, acredito que o desconhecimento da cultura e língua japonesa seja o principal motivo nesse item.
9 – semelhante ao item acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário