Contador de visitas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Como ser aceito pelo grupo - 11 passos














Os japoneses apreciam muito o esforço do ser humano, o que nós conhecemos por “ganbare”, mas somente esse “ganbare” não é suficiente pra você ser aceito pelo grupo, ele é apenas um dos elementos. Abaixo segue os itens necessários pra ser aceito por um grupo, tanto no trabalho como ...em qualquer outro ambiente, sob meu ponto de vista.

1 - Procurar conhecer a cultura local (festivais, mitologia, contos antigos, etc. ex: Momotarou, Amaterasu).

2 - Respeitar os funcionários mais velhos, não somente pela idade, mas pelo tempo de casa (existem costumes dos japoneses respeitarem as pessoas mais velhas no ambiente de trabalho, mesmo que não seja de sua seção, e se você não respeitar isso não será bem visto por eles).

3 - Pedir desculpas pelas suas falhas, e deve ser bem sincero com a sensação de arrependimento profundo, jamais cometa a mesma falha duas vezes (quem comete duas vezes o mesmo erro, comete três). A moral com os japoneses é só uma, perdeu não tem mais chance.

4 - Dar as saudações de bom dia, boa tarde, boa noite, sempre (おはようございます、お先に失礼します、お疲れ様でした、また明日、ありがとうございます、等).

5 - Procurar aprender a ler e a escrever (esforçar-se constantemente para isso, afinal eles admiram muito as pessoas que dominam a arte da escrita de kanji).

6 - Fazer o seu serviço o melhor que você puder não enrolar jamais.

7 - Ser produtivo mesmo nos mínimos serviços.

8 - Procurar fazer amizade com os japoneses no ambiente de trabalho, e não ficar somente nos grupinhos de brasileiros.

9 - Não falar mal de ninguém com outras pessoas, tanto de japonês como de brasileiro.

10- Procurar utilizar os termos mais polidos ao se referir com os superiores ou mesmo com os japoneses de nível igual ao seu, e eles notarão que você possui um grande respeito e conhecimento da língua e cultura.

11- Não dar desculpas e nem acusar outra pessoa quando um superior lhe chamar a atenção, mesmo que não tenha sido seu o erro. Bem, nesse item temos um grande choque cultural e provavelmente um estrangeiro irá se defender ou se desculpar imediatamente, coisa que um japonês dificilmente faria. Quando um estrangeiro responde ao superior japonês, esse fica na maioria das vezes sem ação, pois não esperava tal reação. O japonês pode relevar essa ação ou na pior das hipóteses, considerar uma enorme falta de educação e respeito à hierarquia do trabalho e com a freqüência disso, o funcionário vai sendo afastado gradativamente do grupo ficando na lista negra da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário