Contador de visitas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Integração social entre japoneses e estrangeiros


As Associações existentes com o objetivo de realizar a integração à sociedade japonesa estão com o foco invertido. Não é a comunidade japonesa que deve se integrar à sociedade brasileira existente no Japão, mas sim a brasileira que deve se integrar à sociedade japonesa. Alguém já perguntou pra comunidade japonesa o que eles pensam sobre a integração social com os estrangeiros?

Precisamos criar uma “emulsão cultural”. Por exemplo, a água e o óleo não se misturam por ser uma mistura heterogênea cujas densidades de seus elementos são diferentes, o óleo mais leve fica em cima e a água mais densa em baixo. Mesmo você misturando com agitação eles logo se separarão. A única maneira de torná-los definitivamente misturados é criando uma emulsão, que nada mais é do que quebrá-los em minúsculas gotículas. Uma emulsão consiste em milhões de gotículas de um líquido, em suspensão no interior de outro líquido. O mesmo acontece com duas culturas heterogêneas, como é o caso em questão. Os dois lados terão que ceder um pouco, mas o problema é: os japoneses estão dispostos a fazer isso?

Temos que agir rapidamente, pois já se passaram 20 anos desde que chegamos à terra do sol nascente, a primeira geração está envelhecendo e a segunda está praticamente perdida sem identidade e sem pessoas a quem se espelhar.

Um comentário:

  1. pelo que eu entendi eu acho que eles não vão nos aceitar mesmo a gente aceitando sua cultura seu valor etc etc

    ResponderExcluir