Contador de visitas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O que te impede de crescer?

Só há três coisas que(que na verdade são uma só) que podem impedir você de realizar seus mais profundos sonhos.
- Falsas idéias
- Falsos conceitos
- Falsas crenças

Quais são as crenças limitantes que você tem a respeito da sua capacidade de realizar seus objetivos? Veja algumas das mais contadas de acordo com Janet Bray em seu livro "Teste da Paixão":
- Não posso realizar meus sonhos porque preciso sustentar minha família
- Não posso ganhar dinheiro com as coisas que realmente sou apaixonado
- Não tenho capacidade para alcançar sucesso de verdade
- Sou velho demais. É tarde para mim
- Sou jovem demais. Não tenho experiência o suficiente
- Sou__________(preencha a lacuna você mesmo: fraco, medroso, alto, baixo, gordo, magro...)
- Não sei o suficiente
- Não sou suficientemente audacioso

Tudo não passa de falsas idéias, falsos conceitos e falsas crenças. Não importa quem você seja, o que você faz e nem as dificuldades que enfrenta. Não condizem com a realidade, são pensamentos falsos.

Você tem mais poder do que imagina, mas se acreditar que não vai conseguir, não vai mesmo, se acreditar que é difícil, será de fato difícil. Quer dizer então que se eu acreditar que consigo, eu conseguirei? Sim, mas não será tão simples assim, porque nossas crenças estão entranhadas em nós. Você pode até falar "eu consigo" e, mas lá no fundo do coração não acreditar que consegue.

Para os brasileiros residentes no Japão a situação fica mais complicada ainda, porque além das crenças limitantes adquiridas na infância e nas experiências de vida no Brasil, adquirimos novas crenças limitantes quando chegamos ao Japão, tornando-as em "crenças limitantes super poderosas".



Vejamos algumas das crenças adquiridas no Japão:
- Os japoneses não gostam de estrangeiros
- Os japoneses são frios e calculistas
- Não estudo a língua japonesa porque não vou precisar dela quando retornar ao Brasil
- Aprender os "kanjis" é muito difícil
- Nem os japoneses sabem ler todos os "kanjis" imagina eu?
- Estou muito velho pra aprender o japonês
- Não tenho tempo para estudar
- Faço muitas horas extras
- Tenho filhos para cuidar, por isso não tenho tempo pra nada

Os impactos do "choque cultural", nas suas primeiras fases, são os maiores responsáveis pelas crenças limitantes adquiridas no Japão, por isso que entender como esses impactos nos afetam é um passo importante para se viver em paz e em harmonia com os japoneses. O "choque cultural" é inevitável, mas podemos amenizar consideravelmente as consequências negativas desse choque estudando e pesquisando a cultura japonesa, iniciando pela sua história e mitologia.

O grande segredo é transformar essas crenças limitantes(crenças irracionais) em crenças racionais, para que posamos lidar melhor com os impactos negativos, caso apareçam. Nesses momentos o processo de "coaching" é uma excelente opção de escolha, pois o coach, o profissional capacitado, saberá conduzir seu cliente, o coachee, na compreensão e eliminação dessas crenças.

De acordo com Janet Bray, o tempo que você leva para realizar seus sonhos está diretamente relacionado às suas crenças, portanto, se você brasileiro residente no Japão notar que seus objetivos estão demorando muito para serem realizados, faça uma auto reflexão de sua vida e verifique se não há crenças limitantes por trás te travando.

Roberto Tuji
RT-Training - Treinamentos empresariais
Coach de Negócios e Vida





Um comentário:

  1. Esse texto me fez refletir muita coisa. Parabéns pela mensagem.

    ResponderExcluir