Contador de visitas

sábado, 27 de outubro de 2012

Quanto você acredita que o "Choque Cultural" influencia sua vida no Japão?

O choque cultural é inevitável. Povos com valores, costumes e princípios muito diferentes o choque cultural é realmente inevitável. Entender as "fases do choque cultural" já é, por si só, um passo muito grande para entender os efeitos que ele dá nas pessoas.


O maior problema no processo de entendimento do choque cultural é o que você vai pensar a respeito de um determinado evento que foi gerado por um mal entendido entre você e uma pessoa nativa. A pessoa que passou por uma experiência desse tipo pode ter dois comportamentos completamente distintos:
- Entender que o choque cultural é um processo natural de adaptação e não se deixar influenciar pelo evento
- Interpretar o choque cultural como um evento negativo transformado-o numa crença irracional(limitante)

No primeiro caso a pessoa terá facilidades em passar por todas as fases do choque cultural, chegando até a fase final que é a da "Integração". Porém, no segundo caso, a pessoa terá grandes dificuldades durante a permanência dela no país onde está residindo, sentirá muito estresse e o cansaço será uma constante. Seus sonhos e objetivos nunca serão realizados em sua totalidade, pois para que isso acorra seu "estado de espírito" teria que estar em plena paz e tranquilidade. As chances de adoecer serão bem maiores também.

Mas como medir a influência que o choque cultural?
“O que não é medido não é gerenciado”, já diziam Robert Kaplan e David Norton, autores da metodologia BSC Balanced Scorecard.

Eu desenvolvi um método de medição das influências que o choque cultural dá nas pessoas utilizando algumas técnicas poderosas do coaching. Esta metodologia chama-se "Coeficiente de Harmonia".

o "Coeficiente de Harmonia" é um número que vai identificar o quanto você tem de harmonia com a cultura e língua japonesa e com os japoneses. O valor varia entre 0,1 e 1, sendo que quanto maior for o número maior será seu coeficiente de harmonia. Pessoas com um coeficiente de harmonia muito baixo, estão provavelmente na fase da "irritabilidade e hostilidade", e dificilmente irão avançar para a próxima fase, que é a da "adaptação gradual". A medida em que você vai ficando ciente do seu coeficiente de harmonia, as chances vão aumentando para que você avance nas fases posteriores do choque cultural, finalizando na "integração".

O valor inicial do seu coeficiente de harmonia talvez seja baixo, mas existe a possibilidade de ir aumentando gradativamente, a medida em que você vai trabalhando alguns comportamentos que influenciam diretamente nele. A avaliação do coeficiente de harmonia é feito através de uma dinâmica do coaching chamada "A roda do coeficiente de harmonia - Z", onde serão abordados os seguintes comportamentos:
1 - Respeito
2 - Pedir desculpas
3 - Das saudações
4 - Polidez nas palavras
5 - Assumir responsabilidades
6 - Dar o melhor de si
7 - Conhecimento da língua e cultura japonesa
8 - Círculo de amizades

Roberto Tuji
Coach






















Nenhum comentário:

Postar um comentário