Contador de visitas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Como desenvolver o lado direito do cérebro

Foi comprovado cientificamente que o desenvolvimento do lado direito do cérebro humano aumenta consideravelmente o nosso poder de concentração e conseqüentemente um avanço em nossos estudos.

O famoso psicólogo americano William James (1842-1910) descobriu que usamos apenas 7% da capacidade de nosso cérebro.

Recentemente foi realizada no Japão a seguinte experiência: Uma pessoa ao desvendar quebras-cabeças, as ondas cerebrais do lado direito se agitam, comprovando a teoria de que os lados direito e esquerdo tem reações diferentes.

O lado direito não é usado para a compreensão de palavras e vocabulários, mas sim para as inspirações, intuições, organizar imagens, noções e controle do espaço. Resumindo, gera uma grande influência no resultado dos estudos.

Ao invés de utilizarmos o lado esquerdo, vamos procurar desenvolver o lado direito, que com certeza teremos um resultado muito superior. Por exemplo, ao ler um texto, o lado esquerdo vai interpretar cada letra e assim formar a palavra e depois a frase e por final o texto inteiro. Esse procedimento, que é o normal em nossas vidas, é realmente muito lento e com a possibilidade de um rápido esquecimento.

Por outro lado, quando usamos o lado direito, estamos na realidade agindo como uma máquina fotográfica, batendo várias fotos sequenciais e nessas fotos estão muitas informações que serão rapidamente processadas pelo lado direito do nosso cérebro, e assim ficarão apenas as informações mais relevantes.

O desenvolvimento do lado direito do cérebro não só eleva a sua eficiência nos estudos como também nos esportes e na sua vida pessoal.

À medida que você começa a utilizar o lado direito do cérebro, o lado esquerdo vai se sentir mais aliviado da carga excessiva que às vezes lhe damos. Por exemplo, ao estudarmos para um teste no dia seguinte, muitas vezes varamos a noite por longas horas a fio de estudos, mas esquecemos que depois de um período a capacidade de absorção se reduz a praticamente “zero”, ou seja, não conseguimos aprender mais nada, e conseqüentemente estaremos perdendo tempo. Ao resolver os quebra-cabeças apropriados, estamos na realidade invertendo o interruptor, ou seja, trocando do lado esquerdo para o lado direito, dando com isso um descanso para o lado esquerdo, aumentando o rendimento final do estudo.

Os quebra-cabeças que estão aqui selecionados foram rigidamente escolhidos para que você tenha um ótimo resultado e num curto período de tempo. O nível é de estudante do primário (shogakkou) e temos desde o básico até o avançado. Deixando seu filho resolver pelo menos três exercícios diários, logo se notará uma grande melhora no seu desempenho.

Os quebra-cabeças estão divididos em três classes:

1 – Nível básico (tempo: 4 minutos)
2 – Nível médio (tempo: 6 minutos)
3 – Nível avançado (tempo: 10 minutos)

Obs.: Seguir rigidamente o tempo dado para cada nível e se acabar o tempo, parar imediatamente o teste.

Obs.: No final comparar o nível de QI de acordo com a pontuação adquirida.


Tradução: Roberto Tuji
Bibliografia:
IQが高くなる小学生の右脳ドリル
Mitsuo Kodama
Membro da Associação Esportiva Japonesa de Psicologia
Professor da Universidade Kaya de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário