Contador de visitas

terça-feira, 4 de maio de 2010

Gráfico "Resultado x Horas"

Um dos fatores da elevada taxa de desistência no aprendizado da língua japonesa deve-se ao fato do desconhecimento do gráfico "resultado x horas". Como o resultado esperado não vem imediatamente achamos que não temos a capacidade o suficiente para atingirmos nossos objetivos, e quando vemos alguém que tenha conseguido sucesso nos estudos acreditamos que essas pessoas são mais inteligentes do que nós. Precisamos entender que o resultado é lento e que será necessário uma enorme dose de persistência, caso contrário desistiremos antes de obtermos os primeiros sintomas dos resultados.



Por exemplo, se o seu objetivo estiver na escala 1000, obviamente que você terá que passar pelas fases iniciais do seu aprendizado, começando por 2 e seguindo exponencialmente até ultrapassar a escala desejada, atingindo o seu objetivo.

Observe que o gráfico segue uma função exponencial do tipo f(x) = 2x obs: 2 elevado a potência “x”. Esse tipo de função serve para representar situações em que ocorrem grandes variações, é importante ressaltar que a incógnita se apresenta no expoente.

No Brasil temos a cultura de querer resolver os problemas de imediato e não procuramos planejar as ações para que esses problemas não apareçam. O imediatismo tem como conseqüências negativas trabalhos mal elaborados, erros, e o pior é a possibilidade de nos transformar em pessoas frustradas, pois descobrimos que nunca temos tempo pra nada.

Veja esse artigo interessante: "A tendência ao imediatismo pode comprometer seu futuro." http://www.velhosamigos.com.br/Colaboradores/Diversos/ralph.html

O gráfico pode ser aplicado para todas as áreas da nossa vida, desde pessoal até profissional. As metas maiores devem ser transformadas em “pedacinhos menores”, que se somando a atingiremos por completo, caso contrário temos a sensação de impossibilidade, que vai nos causar desestímulo em alcançá-las.





As metas, para serem atingidas com sucesso devem seguir o modelo “SMART”, onde:

S = Específica
M = Mensurável
A = Atingível
R = Relevante
T = Temporal

Específica: Precisamos especificar detalhes, como por exemplo, quero comprar uma casa estilo colonial, jardim, 4 quartos sendo uma suíte, garagem para três carros, etc...e não somente comprar uma mansão.

Mensurável: Aqui é necessário especificar valores, números, como por exemplo, poupar 1.000 dólares mensais, emagrecer 10 quilos, etc.

Atingível: Nossas metas devem ser alcançáveis e não impossíveis. Se você colocar algo muito acima da realidade, o desânimo e a desistência logo virão, causando uma sensação de fracasso.

Relevante: Muito importante ser relevante pra você, é o seu propósito de vida, dever possuir um sentimento de realização pessoal.

Temporal: As metas devem ter um tempo para serem atingidas, dê um prazo final colocando hora, dia, mês e ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário