Contador de visitas

sexta-feira, 7 de maio de 2010

História do Japão

Era Paleantológica (até 8.000 A.C.)

O Período Paleolítico também é conhecido como Era Inicial de Jomon. Há mais de 15 mil anos atrás, a ilha japonesa foi conectada ao continente asiático por terra durante a Idade de Gelo. Pessoas do Continente da Eurásia começaram a migrar para o leste. A razão principal para a migração pode ter sido o suprimento de alimentos, ao se considerar que as pessoas seguiam rebanhos de animais para caçar. A agricultura não foi praticada durante essa era. Então, caçar animais e juntar plantas selvagens eram as fontes predominantes de alimentação. Um fóssil de mamute foi descoberto na parte norte do Japão e um fóssil de elefante naumann foi descoberto na parte sul. Os elefantes naumann vagaram de 300 mil anos atrás até 15 mil anos na Ásia Oriental e no Japão. O elefante habitou em lugares com climas mais temperados que os do mamute. A cerâmica não foi praticada durante esse período. Então, a maneira de cozinhar a carne era secá-la, defumá-la, ou grelhá-la. Esse período histórico também pode ser chamado de Idade Não-Cerâmica.

Era Jomon

Há aproximadamente 10.000 a 12.000 anos atrás, começou a Era de Jomon e durou milhares de anos. A temperatura aumentou, tornando-se mais morna, e o gelo começou a derreter. Então, o nível do mar se elevou e o arquipélago japonês se formou nessa época. Porém, o Japão ainda não tinha se estabelecido como um país. As pessoas continuavam caçando animais e juntando plantas selvagens no Período Inicial de Jomon. Eles caçavam animais grandes como o enorme cervo que depois foi extinto. Considera-se que a extinção de grande parte de animais seja resultado da atividade humana e da mudança climática. Carne e peixe eram desidratados, defumados, e assados no Período Inicial. De maneira bastante interessante, o povo japonês ainda aplica esses métodos para preservar alguns tipos de decomposição de comida. Há ainda debates sobre o aparecimento e o fim da cultura de Jomon. O Período de Jomon é seguido pelo Período de Yayoi.

Era Yayoi

O Período de Yayoi começou há 2.300 anos atrás e durou aproximadamente 600 anos. Muitas coisas mudaram durante esse período. O estilo de vida do Período de Jomon poderia ter sido semelhante ao desse período de Yayoi por causa da geografia do Japão. Pessoas antigas do Japão realizaram uma viagem difícil nessa época por terem escalado montanhas longas e estreitas. Então, idiomas e culturas diferentes desenvolveram-se em áreas distintas. No Período de Yayoi, o qual é anterior ao período de Kofun, muitas pessoas da Coréia emigraram para o Japão. Essas pessoas trouxeram a cultura do arroz e o trabalho com metal para o Japão durante o período final de Jomon. O povo de Jomon começou a aprender e a praticar esses novos conhecimentos. O efeito cultural da Coréia foi refletido na forma de recipientes de barro, ferramentas, tecnologia e sociedade no período de Yayoi. Uma disparidade em riqueza quase não foi vista pelo Período de Jomon. Porém, foram vistos guerra, riqueza e pobreza, e diferença de tamanho e força entre aldeias pelo Período de Yayoi como resultado de diferenças na quantia de arroz cultivado e armazenado em cada aldeia.

Quando o arroz foi trazido para o Japão?

A maioria das pessoas sabe que arroz é a comida principal do japonês. Porém, a habilidade de cultivar arroz foi trazida para o Japão por pessoas da Coréia há aproximadamente 2.400 ou 2.300 anos atrás. De acordo com a história, a Coréia estava em um estado de guerra e instabilidade naquela época. Então algumas pessoas chegaram à ilha de Kyushu em navios. A habilidade do cultivo de arroz foi espandida na parte norte da Ilha de Kyushu ao longo de todas as ilhas. O arroz pode ser preservado por muito tempo. Um líder de uma aldeia começou a manter quantidades grandes de arroz em armazenamento. Porém, toda aldeia não cultivou a mesma quantia de arroz porque o cultivo dependia da estação, da paisagem, e do tempo. A quantidade de arroz em armazenamento era uma razão pela qual a disparidade em riqueza existiu na cultura de Yayoi.

Como as pessoas da Era Yayoi cozinhavam o arroz?

Arroz refinado e arroz cru são basicamente o mesmo. Pessoas da era de Yayoi comeram arroz cru. O modo para cozinhar o arroz era fervendo ou cozinhando a vapor. Arroz cru é mais duro que o arroz refinado. Hoje os japoneses normalmente comem arroz refinado, porém agora estão sendo reconhecidos mais uma vez os benefícios de se comer arroz áspero pela efetivação no auxílio ao combate de problemas de pele, pressão alta, e muitos outros. Pratos diferente de arroz foram desenvolvidos pela era de Yayoi. Além de cultivar e comer arroz, as pessoas comeram também carnes, peixes, legumes, frutas, e nozes. Foram cultivadas algumas variedades de legumes, como soja, azuki, e trigo, que foram introduzidas pelos chineses. Cavalos e gados também estavam começando a se tornar uma parte popular da cultura japonesa.

Era Kofun

O Período de Kofun começou ao término do terceiro século. Algumas características desse período são a introdução de caracteres chineses, o aparecimento de enorme tumuli , a unificação do Japão pelo Tribunal de Yamato, um influxo de visitas estrangeiras, novas habilidades e conhecimentos importados da China e da Coréia, a introdução de ferramentas férreas de fazenda e armas ao longo do Japão e a introdução do Budismo no país. Ao final do quarto século, o Japão declarou guerra contra a Coréia. Ao mesmo tempo, o Japão estabeleceu uma chancelaria do governo na Coréia. Essa chancelaria do governo só durou até meados do sexto século. Embora sendo introduzidos caracteres chineses, esses caracteres normalmente foram limitados ao comércio entre China, Coréia, e Japão. Então, arqueólogos e historiadores às vezes recorrem ao registro histórico chinês para entender a história japonesa durante o Período de Kofun. Esse período é seguido pelo Período de Asuka que começou em meados do sexto século. Louça de barro e a introdução da roda do oleiro permitiram às pessoas fazerem cerâmicas mais fácil e rápidamente. Como resultado, aumentou a produtividade de cerâmica. A louça de barro era usada como talheres e panelas para armazenar comida. Alguns dos recipientes de barro eram usados como utensílios para rituais.

Era Asuka

O Período de Asuka começou ao término do sexto século e durou aproximadamente 100 anos. Durante esse período, a capital do Japão permaneceu em Asuka. Porém, quando outro imperador assumiu o governo, a capital mudou. O estabelecimento do sistema imperial de governo, a primeira constituição, o primeiro código de lei e o primeiro registro familiar foram estabelecidos durante o Período de Asuka. Somente mais tarde, mas ainda no Período de Asuka, emitiu-se a primeira moeda corrente. Ocorreram avanços no campo da arquitetura, como a construção de um templo e a construção de uma grande imagem de bronze de Buda. Vários japoneses enviados para a China aprenderam sobre a cultura chinesa e trouxeram para o Japão idéias novas de filosofia e de política. Poder-se-ia discutir que o Período de Asuka foi a base da cultura japonesa atual. Porém, era politicamente instável uma vez que a execução de um casal de príncipes imperiais, o assassinato de um imperador e a guerra ocorrida entre as famílias poderosas e o príncipe imperial oconteceram ao longo desse período. O Período de Asuka terminou quando a capital foi transferida para outra área sob o governo da Imperatriz Genmei. O Período de Asuka foi seguido pelo Período de Nara

Quando o Budismo foi introduzido no Japão?

O Budismo foi introduzido através da visita de coreanos por volta de 550 D.C. Contudo, essa visita não acarretou a expansão imediata do Budismo ao longo do Japão, embora houvesse religiões nativas existentes em cada comunidade japonesa. Uma das razões que favoreceram a expansão do Budismo tão depressa foi Yamataikoku, um país forte e controlado por uma mulher, Himiko, que unificou países pequenos e aldeias centenas de anos antes do Budismo ser introduzido. Entretanto, havia uma guerra entre duas famílias poderosas nomeadas Mononobe e Soga que impedia a expressividade do Budismo no Japão.
A família de Mononobe acreditava em uma religião nativa e tentava manter o Budismo fora do Japão. Por outro lado, a família de Soga estava realmente interessada no Budismo, porque essa religião era de um país desenvolvido. O príncipe Shotoku (taishi de Shotoku) também se interessou pelo Budismo. Apoiado pela Família de Soga, ele participou da guerra contra a família de Mononobe. Quando a família de Soga e o príncipe Shotoku estavam a ponto de iniciar a guerra, ele esculpiu o Quatro Devas de madeira. Ele o trouxe para onde a luta estava acontecendo e o pôs acima da linha dianteira. De efeito, o clima da situação mudou e a família de Mononobe perdeu a guerra. Após o término da guerra entre as duas famílias, o Budismo floresceu no Japão.
Em tempos atuais, há várias denominações para Budismo no Japão, dentre elas, Nichiren, Shingon, Joudo, Joudoshinshu, Tendai, e Zenshu. A cobra era uma criatura sagrada, podendo ser encontrada na decoração e no desígnio de cerâmica do Período de Jomon. A criatura sagrada eventualmente virou um pássaro durante o Período de Yayoi devido a influências culturais da Coréia.

Era Nara

O Período de Nara começou após a antiga capital ser movida a Heijou-kyou pela Imperatriz Genmei.
Este período durou menos de 100 anos entretanto cedeu os registros históricos antecipadamente, registros geográficos, mitologia, e um livro de poemas.
O templo de Toudai foi construído e havia uma grande imagem de Buda dentro deste edifício. Este período se acabou quando a capital foi movida a Heian-kyou.
Este período é seguido pelo Período de Heian.
O Japão durante o Período de Nara era principalmente uma sociedade agrícola e baseada am aldeias.
A maioria dos japoneses morou em casas de cova e adorou o Deus de forças naturais e antepassados.
O desenvolvimento cultural mais influente na Era Nara foi o florescendo de Budismo. Várias escolas de pensamento budista importadas da T'ang China tiveram seu espaço na cidade de Nara.
A vitalidade de Budismo naquele tempo conduziu a uma integração mais íntima de Budismo com governo japonês.
Os imperadores de Nara reverenciaram em particular profundamente um ensino budista chamado o Sutra de Luz Dourada; nisto, Buda é não só estabelecido como um ser humano histórico mas também como a Lei ou Verdade do universo.
Cada humano tem razão para distinguir o bem do mal.

As eras restantes ainda estou em fase de tradução.

Escrito e traduzido por Roberto Tuji

Nenhum comentário:

Postar um comentário